Análise de Sites

     Ao analisar um site, observamos inicialmente..

..sua aparência: O design deve ser atrativo aos leitores, buscando o equilíbrio e harmonia entre o site e o motivo pelo qual o mesmo foi criado.

..o modo como tudo se organiza dentro dele: página inicial deve apresentar, claramente, as finalidades do site (produtos, serviços, entretenimento) e as ações que o usuário poderá realizar dentro dele (pesquisas, compras, informações, contato).

..o que ele nos apresenta: o conteúdo é o ponto principal e deve ser exposto de forma leve e objetiva (a fim prender a atenção dos navegantes, e não cansá-los) e ao mesmo tempo, deve ser completo e suficiente para repassar todas as informações necessárias.

     A partir daí começamos a observar..

..sua funcionalidade, ou seja, se o site está compatível com os objetivos propostos. Se um dos objetivos era estabelecer um canal de comunicação com os clientes, como está a divulgação das informações de contato?

..a navegabilidade deve ser simples e descomplicada, facilitando a usabilidade do site, caso contrário o usuário se cansará facilmente. Portanto, o melhor é utilizar as convenções que temos para a maioria dos sites, ou seja, um menu principal no topo, um submenu localizado em uma barra lateral, o conteúdo principal no meio e por aí vai.

..para que a velocidade não seja comprometida, deve-se avaliar a possibilidade de diminuir o tamanho das páginas revisando scripts, imagens, áudios, vídeos, entre outros. Páginas que demoram muito para carregar tendem a 'espantar' seus leitores.

..a compatibilidade é essencial. Mesmo que os padrões da web garantam uma boa proximidade, são necessários testes em diferentes plataformas, com diferentes browsers e versões.

..atualmente, existe o diferencial da portabilidade, com dispositivos que nos permitem ter acesso à internet em qualquer lugar (o celular é um exemplo clássico). A aparência do site será mantida, ou ao menos aceitada, em um dispositivo móvel?



# mais informações