Abaixo, uma simples análise de dois sites a partir de quatro pontos básicos: legibilidade, fontes, cores e conteúdo.
Site Bom (clique para ver)
Site Bom (clique para ver)
<fontes> O site foi formatado a partir de três fontes básicas: Cambria, Arial e Times New Roman, que são fontes padrão. E existe ainda um quarto tipo (utilizado nos títulos), que apesar de não ser padrão, não dificulta em nada o entendimento do texto.
<cores> O fundo foi baseado em um tom bege, com alguns desenhos coloridos no topo e no rodapé da página. As cores suaves, se destacam mas ao mesmo tempo compõe uma harmonia com o resto da página, combinado com as letras, que variam entre tons vinho e marrom. Todas as cores são de um tom pastel, de modo a não cansar a vista do leitor.
<conteúdo> Por ser um blog, apresenta um conteúdo não muito complexo, e ao mesmo tempo funcional. As informações são organizadas em formas de menu, e por tags que facilitam a localização de um determinado tema. O conteúdo em si está bem balanceado, pois não apresenta somente textos, nem um grande número de imagens.
Embora em grande quantidade, os anúncios estão todos localizados em apenas um ponto e de forma muito bem organizada, por tamanho.
<legibilidade> É nula, pois o texto está todo desconfigurado, talvez por ser composto por caracteres especiais ou por ser em outro idioma. Não disponibiliza nenhum tipo de filtro para ser lido em qualquer computador.
<fontes> Há pelo menos dois tipos de fontes: Arial e Times New Roman, que apesar de serem fontes padrão, aparece em cores e tamanhos diferentes. A fonte usada no título também é diferenciada, foi personalizada.
<cores> Não existe um bom senso na combinação das cores usadas no site, seja na parte escrita ou nas imagens do fundo.
<conteúdo> Não é possível identificar o tema principal do site. Todas as informações se encontram “jogadas” pelo corpo da página, misturadas com propagandas e imagens. Não existe link um para ligar o site à uma página exterior, e nem há um tipo de menu que organize os dados. Está tudo condensado em uma página gigante, sem ser possível seguir uma sequência.
Cada vez que se atualiza a página, as informações e imagens contidas no site são renovadas, mudando tudo de lugar. Dessa forma, fica difícil de manter o foco.
Análise feita pela Mila (do Vida de Design) e por mim (: