Teoria das Cores de Goethe
Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) foi um escritor e pensador alemão, que também fez incursões pelo campo da ciência. Seu interesse pelas cores foi instigado pela natureza ótica do fenômeno e pela tradição colorística das pinturas da Renascença.
Em 1810, Goethe publicou o livro Teoria das Cores (Zur Farbenlehre), no qual reformulou a teoria existente, sendo o primeiro a ousar confrontar as idéias de Newton sobre luz e cor (que afirmava que as cores eram um fenômeno puramente físico).
Goethe concebeu a idéia de que as sensações de cores que surgem em nossa mente são moldadas, também, pela nossa percepção, pelos mecanismos da visão e pela maneira como nosso cérebro processa tais informações.
Para sustentar a sua visão, na qual as principais características das cores são a simetria e a complementariedade, Goethe se propôs a modificar o círculo de Newton (que possuia sete cores sustentadas sob ângulos desiguais). Criou então, um círculo simétrico onde as cores complementares localizam-se em posições diametralmente opostas.
__________________________________________________________________________________
Teoria de Itten
Johannes Itten (1888 — 1967) foi pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus. Em suas pesquisas desenvolveu o disco de cores, que ainda hoje permite descobrir combinações harmoniosas entre cores.
A roda de cores desenvolvida por Itten é baseada no espectro visível e formada por 12 cores, entre elas as chamadas cores primárias (azul, vermelho e amarelo) que são muito próximas às cores primárias da teoria subtrativa e além disso, são usadas como cores primárias por pintores e artistas em geral.
As cores primárias são mostradas no triângulo central. Logo após, temos as cores secundárias, que são geradas a partir da mistura de 2 tons primários. São esses tons o verde, laranja e violeta - presentes no hexágono. E por fim, existem os tons terciários: amarelo-laranja, vermelho-laranja, vermelho-violeta, azul-violeta, azul-verde e amarelo-verde.
Os tons secundários são formados pela mistura de dois tons primários e os tons terciários pela mistura entre um tom primário e um secundário.